Adubação Orgânica– Preparo de Compostos Orgânicos e Biofertilizantes
 
 
   
Autor: Eng. Agr. Silvio Roberto Penteado
Editora: Via Orgânica- Fraga&Penteado
 
 
Público destinado: Técnicos, produtores e demais pessoas interessadas. Leitura simples e prática.
 
Conteúdo: Fontes de matéria orgânica, como produzir compostos orgânicos e biofertilizantes e como fazer a adubação verde. Contém 30 receitas de compostos orgânicos (volumosos, bokashi) e biofertilizantes. Publicação prática com cálculos simples para a fabricação de compostos. Ensina de modo simples a preparar adubos orgânicos, utilizando todo material orgânico, como restos vegetais, estercos, palhas. Torne-se produtor do seu próprio adubo e economize e tenha mais saúde.

              


CONHEÇA ALGUMAS RECEITAS QUE SÃO APRESENTADAS:

ADUBO ORGÂNICO LÍQUIDO
Indicado para folhosas e para terrenos com deficiência de nitrogênio

Ingredientes e preparo:
Numa caixa d´água ou tambor de 200 litros, colocar uma camada de capim verde picado (quatro ou cinco tipos diferentes de capim), uma camada com 15 quilos de torta de mamona ou de esterco de galinha, outra camada de capim e uma camada com 2 quilos de farelo de arroz misturados com 1 quilo de açúcar.Colocar capim até chegar a 80% do volume e completar com água . Mexer diariamente durante uma semana . O tambor ou caixa d´água não deve ficar tampado, mas deve ser abrigado da chuva. Depois de uma semana estará pronto.Aplicação: Coar e aplicar, diluído em 10 ou até 50 partes de água. Fonte: J. Steinberg (Guia Rural)

ESTERCO FRESCO DE AVES

0 esterco fresco de aves também é aproveitado para adubação líquida. Ele deve ser colocado num barril com água e deixado fermentar para converter a amônia. Pode se utilizar um acidulante como vinagre ou limão, adicionando o sempre que se perceber o cheiro de amoníaco. Após uma semana retira se o liquido sobrenadante, regando se com ele os canteiros. Como o liquido é rico em nitrogênio, convém aplica-lo em hortaliças folhosas prioritariamente.


Previsão de Postagem: Entrega pelo correio de 3 a 10 dias úteis, dependendo da região do país (de acordo com as informações de remessas comuns do correio).